sábado, 20 de fevereiro de 2010

É PRECISO APRENDER A SER, SÓ...

...SEM SOLIDÃO
Quando falo aos meus clientes que ser só é uma coisa e sentir solidão é outra, a maioria não entende. Sequer compreende a diferença entre o PENSAR E O SENTIR, pois é, a diferença existe e é grande.
Foi só quando a humanidade começou a se civilizar e fazer a história, isto é, lembrar e repassar fatos passados, é que o PENSAR passou a dominar as outras capacidade de compreender e viver neste planeta azul chamado TERRA. Neste momento, AS SENSAÇÕES, OS SENTIMENTOS E AS INTUIÇÕES foram deixados de lado, quase expurgados dos seres humanos, o que foi péssimo para a sociedade que iria se formar, UMA VEZ QUE PERDEMOS O CONTATO COM NOSSO CORPO, COM NOSSAS EMOÇÕES E, O PIOR, COM NOSSAS SENSAÇÕES PERIFÉRICAS QUE SÃO AS NOSSAS INTUIÇÕES.
Foi aí que o homem deixou de ser livre limitado apenas pela natureza para se tornar escravo dos seus iguais mais espertos, aqueles que, por algum motivo ignorado, escaparam da escravidão do PENSAR.
As explicações acima são colocadas para que você, amigo, perceba que estar só, não significa muita coisa se você SENTIR, o seu CORPO, a SUA ALMA (PSIQUE) OU CAPTAR “MENSAGENS” EXTRA CORPÓREAS. Sim, pois se você consegue estar com VOCÊ, irá perceber que não existe melhor companhia para você que você mesmo. É lógico que imagino que você goste de você. Não está na bíblia: “Ama o próximo como a ti mesmo”. Lá também quem escreveu, imaginou que você gostava de você mesmo. Não é verdade?
Acontece que, infelizmente, na juventude moderna, principalmente a atual, devido a importância extremada dada ao PENSAR como forma de resolver situações inclusive a que envolve os SENTIMENTOS já há muito tempo excluídos ou melhor tidos como empecilho ao desenvolvimento da sociedade. Veja que ao HOMEM há muito as emoções foram reprimidas: “Homem não chora”, quantas vezes os homens da nossa geração não ouviram esta maldita frase, e muito de nós engolia o choro com muita raiva, o homem teria que ser razão pura. A máxima do cartesianismo deixava bem clara esta situação : “PENSO, LOGO EXISTO”. Portanto era, ao homem proibido viver suas emoções, desde há muitos séculos atrás. Já a mulher ainda podia vivenciar a sua mais puras emoções inclusive expressá-las através do choro. O pior ainda estava por vir, pois com a chamada REVOLUÇÃO FEMINISTA, onde a mulher lutou pela tal isonomia, ou seja quis se igualar ao homem, a sociedade como um todo, ficou perdida uma vez que até a criança (menino ou menina) que ainda tinha o colo da mãe para viver suas emoções e poder até chorar, foi para o espaço e a HUMANIDADE perdeu o seu NORTE. A sua direção, e sem direção, vamos criando uma juventude sem noção, uma juventude que não gosta de si mesma, pois não sabe nem para onde ir. Não consegue definir um futuro para sua existência, e aí vivendo apenas o hoje, a cada erro cometido, PENSANDO na culpa, que passa a ter um valor desmedido, pelo desconhecimento da saída no futuro, pois, só pensando não se chega a lugar algum. E assim cheio de culpas, vai o jovem tendo raiva de si mesmo, da sua existência vazia pela falta de uma perspectiva a nortear sua vida. Quando está só uma total solidão, pois não se sente, só pensa; quando em grupos uma total solidão, pois não consegue se encaixar em grupos com objetivos que não sejam apenas os dos prazeres imediatos.
Pois o que queria demonstrar é que de posse dos seus SENTIMENTOS, das suas SENSAÇÕES e das suas INTUIÇÕES, podendo então gostar de si mesmo e, proporcionar a si mesmo os melhores momentos de paz e de harmonia, você nunca sentirá SOLIDÃO, pois não existe melhor companhia para você do que você mesmo. Não estou negando a possibilidade de se estar com outros bons companheiros/companheiras, que também é muito bom, mas que é diferente da NECESSIDADE de estar com alguém, só por estar, isto eu tenho a certeza que é; sei também que irá perceber isto no dia em que conseguir se encontrar consigo mesmo.
Você esta contente com a vida que leva? Acha que irá sozinho encontrar o seu caminho? Sente que a vida é boa e com muito pouco pode encontrar a paz e a harmonia tão procurada?

4 comentários:

db disse...

muito bom

Unknown disse...

Realmente muito interessante.
Eu não tenho problemas em estar sozinha algumas vezes. É ate gostoso, pois eu em particular necessito desta solidão entre aspas.
Não sou solitária, tenho pessoas que me ama e que amo também. E nunca estou só, tenho sempre Deus comigo.

Unknown disse...

Quanto ao segundo tema é muito difícil explicar, pois os jovens de hoje querem ter uma liberdade que só eles entendem, ou não.
Toda geração têm suas rebeldias, más infelizmente esta parece que não tem parametros e limites. Só quem convive com um jovem hoje sabe como é difícil impor limítes.

FAFÁ disse...

Para querermos ter alguém que nos ame e respeite ao lado, precisamos primeiro estar plenos conosco!