segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

EU QUEROMAIS É...


... BEIJAR NA BOCA
Este sucesso do carnaval baiano, mostra bem o que está acontecendo com a moçada de hoje. Não, não sou contra beijar na boca, muito pelo contrário, é bom e eu gosto. Gosto também de algumas “contravenções”. Mas daí a sair beijando seja lá quem for, além de perigoso a nossa saúde, também mostra a falta de compromisso dessa moçada, com a VIDA, pois indica que ela não está preocupada nem consigo nem com quem for beijada por ela.
Parece que estamos vivendo tempos de uma inversão de valores fundamentais à vida em sociedade e que não sabemos onde isso vai parar. Parece também que a juventude vem se violentando simplesmente para ficar na moda. Se conversamos individualmente com algum jovem, vamos ver que ele não está contente com a vida que leva, muitos inclusive sonham e gostam das coisas que a minha geração viveu. Nas relações, na música, enfim ,gostariam que muito do que vivemos voltasse a ser como era. Teêm saudades do que não viveram.
Lembro-me o quanto era inseguro, dos meus medos, da minha ignorância em relação ao sexo e drogas, mas era feliz e sabia. O meu mundo dava a mim várias perspectivas de uma vida, de paz e harmonia. Hoje o que vemos é uma moçada sem uma perspectiva de futuro seja ele qual for.
Ainda ontem, nos noticiários, vimos (pelo menos eu vi) a história chocante do rapaz filho de uma catadora de lixo, que conseguiu entrar numa faculdade de ciência médicas pública, e que quando estava prestes a receber o diploma, foi barbaramente assassinado em frente ao portão de sua casa, só porque o assassino não encontrou quem ele queria assassinar. Pior: o criminoso era jovem, adolescente se não me engano. E ainda ficamos perguntando, por que isto acontece. Será que é preciso ou bastaria uma breve reflexão para perceber a falta que faz uma estrutura familiar e um sistema econômico mais justo, onde não só o lucro financeiro é importante, mas mais do que isso precisamos pensar no LUCRO SOCIAL. No lucro que deveria ser estendido a todos , e em benefício de todos. Nossos senhores da elite pensam que ao obter lucros escandalosos, eles estão dando o melhor dos mundos para seus filhos e não pensam que esses seus meninos, quase sempre mimados, podem vir a ser a próxima vítima por conta da vida sem noção que levam, sim, porque sem valores e sem ética não se constrói uma sociedade minimamente equilibrada. E aí não adianta ficar se lamentando, quando uma desgraça acontece.
Beijar na boca é bom e eu gosto, quando existe afinidade entre a pessoa beijada. Agora, beijar na boca no meu tempo de juventude, nem a prostituta da época aceitava, para ela beijar na boca era uma violação a sua intimidade. É, os tempos são outros, dirão os “modernosos” esquecendo-se da máxima, que dizia “respeito é bom e eu gosto”.
Aí fica a pergunta: beijar na boca durante uma festa e ficar sozinho no fim dela é bom? Você se lembra da primeira pessoa, que beijou hoje? E da última?

Nenhum comentário: