segunda-feira, 17 de maio de 2010

EDUCAÇÃO INFANTIL...


...INFORMAÇÕES QUE ACHO IMPORTANTE
O que recebo de pedidos, de receitas prontas para educação de crianças, é de uma grandeza que resolvi hoje (acordei com disposição), porque embora tenha feito estágio em educação infantil não é muito a minha praia .
A verdade é que criança não vem ao mundo com manual, mas existem algumas “regras” gerais que se aplicam na grande maioria das crianças que se observadas, poderão garantir um resultado muito próximo do que se deseja, muito embora existam muitas exceções.
Agora a primeira coisa que qualquer mãe ou pai DEVE fazer para não errar (muito) a mão é estar muito aberto a observação, dos seus pequerruchos, e não ficar muito ligado ao achismo, isto é, com uma observação atenta e isenta de PRÉ-CONCEITOS correm menos perigo de pensar:”EU ACHO QUE MEU FILHO....” É preciso saber que criança não é um adulto em miniatura e por isso segue algumas etapas normais em seu desenvolvimento, comum a grande maioria.
Assim é, que ao nascer, o recém nascido chora, não porque o médico lhe dá umas palmadas mas por que se assusta ao seu primeiro ato fora do útero materno que é o de respirar.
Do nascimento até começar andar, por volta dos 8meses ele deveria seguir os passos de rolar sobre si mesmo, se arrastar em direção à..., engatinhar, se levantar apoiando-se em alguma coisa fixa, andar meio trôpego (cambaleante) até andar com segurança. PAIS que querem o melhor para seu filho, deveriam deixar que as etapas seguirem o seu tempos normais. Nos dias atuais, entretanto está difícil que isso aconteça.
Bom mas o mais importante é saber que: 1) Bebê muito novo, trabalham só no concreto, isto é, no que acontece de fato, por isso não tem a noção de reversibilidade, ou seja não percebem por exemplo que a mãe pode sair e voltar, para ele saiu não volta mais por isso chora quando a mãe se ausenta da sua visão; 2) Criança é: muito ego centrada, quase egoísta. Só o que ele faz ou pensa é que é o certo, portanto criança pequena não sabe participar de jogos/brincadeiras em duplas ou coletivas, são lá pelos 04 e 05 anos essa característica começam a mudar; 3) Ao contrário do que se pensa, devido ao seu “egoísmo” natural, não é um anjinho não, pelo contrário chega a ser cruel; 4) A fase do concreto vai dos 07aos 09 anos, por isso não adianta muito educar pela conversa, é preciso usar de castigos, quando necessário, situações concretas como por exemplo deixá-lo de castigo (não precisa bater) por minutos, de acordo com o “tamanho” do erro cometido. É também por causa desta fase do concreto que alguns métodos educacionais, dizem que a alfabetização, que é uma elaboração mental, deve começar por volta dos 09 anos
Bom estas informações, são apenas indicações auxiliares básicas, que você deve saber para poder usar no cotidiano junto a suas crianças, para uma melhor orientação um especialista deverá ser consultado.
Espero que tirem proveito o melhor possível destas informações.
OBS: ESTE TEMA TERÁ CONTINUAÇÃO BREVE AGUARDEM

2 comentários:

db disse...

como saber até qual idade vai? isto é uma média, certo?

Luis Celso disse...

Amigo db tudo nas ciências humanad é concluido, através de médias, pois o ser humnano, ou qulquer ser vivo tem suas carcterísticas indivifuais, o que existe é um padrão médio de atitudes , compotamentos e ações. Portanto na áre de ciencias (não só do humano) dos vivos trabalhamos sempre com a curva de padrões saudáveis de comportamento. No caso especifico das sociedades humanas, poderemos ter uma curva de normaliudade, que não é eatamente uma curva de sanidade. Isto é, nem tudo que é socialmene normal é saudavel, Esclareceu meu caro db?