terça-feira, 4 de maio de 2010

50 ANOS DA PÍLULA...


... DEPOIS DELA O MUNDO FICOU MELHOR?!!! Estou começando esse papo, pelo fim de uma reportagem, escrita numa revista semanal (não cito o nome para não fazer marketing), que falava sobre a revolução causada pelo aparecimento da PÍLULA ANTICONCEPCIONAL.
Realmente, lembro-me muito bem, pois estava entrando na idade adulta, com os hormônios nas alturas e isto facilitou muito a vida da minha geração, principalmente das minhas colegas, que já tinham idéias além do nosso tempo, e discutíamos muito a respeito da virtude feminina principalmente a respeito da liberdade sexual, que a elas não eram permitidas, já que aos garotões há muito fazia uso de toda liberdade sexual existente, se não com sua namorada com as “primas”, conhecida hoje como garotas de programa. Na reportagem por mim lida, fala de vários fatores, da posição da igreja, da sociedade, reacionária e de várias conquistas das mulheres de então, porém, ao término, da mesma coloca o seguinte parágrafo: “...Mas o gene da revolução e da liberdade impresso em cada cartela desse contraceptivo deve seguir intacto. Afinal, depois dele, o mundo nunca mais foi o mesmo. Ficou bem melhor”
É aí que a coisa pega, ou seja, ao afirmar que o mundo ficou bem melhor, pois é muito discutível, se ficou ou não “bem melhor” depois da pílula. Que mudou, eu não tenho duvidas, agora se foi para melhor, tenho dúvidas. Pois se de certa forma liberou a mulher para usar sua sexualidade como melhor deseja, também liberou o homem de toda responsabilidade pelo que vier acontecer posteriormente, e aí conhecendo o nosso macho latino-americano e o macho de uma forma geral, sei que toda a responsabilidade posterior a uma relação casual recairá somente sobre a mulher que terá que recorrer a justiça se quiser valer seu direitos.
Além do mais, afirmar que o mundo ficou melhor só porque a liberdade sexual feminina foi alcançada é muito pobre, e, coincidentemente ou não, até acho que o mundo vem ficando cada vez pior depois do advento da pílula. A liberdade tão arduamente batalhada pela minha geração transformou-se numa tremenda, bagunça, uma verdadeira libertinagem, onde ninguém realmente está feliz, são imensas as queixas ouvidas dos meus clientes. E basta ler os jornais para perceber que o mundo, ou, a sociedade mudou de fato MAS mudou para pior pois nunca se viu tanta violência, nuca se viu tantas adolescentes gávidas; nunca se viu um explosão de drogas como agora e a diseminação das DSTs (DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS) é muito grande. Enfim parece que o homem não estava preparado para tama liberalização dos costumes. QUEM SABE?!
Você acha que a pílula anticoncepcional ajudou a melhorar a sociedade? Depois da pílula você acha que a sua vida melhorou de verdade?

Nenhum comentário: