terça-feira, 17 de janeiro de 2012

DE AGRESIVIDADE E...

VIOLÊNCIA

A agressividade é uma capacidade que todo e qualquer ser vivo tem, sem ela não sobreviveriam. Agressividadade, segundo a sua origem significa: ir em direção a, agir em direção a vida. Como para viver, todo ser vivo é de fato um predador, isto é, tem que destruir e consumir um outro ser vivo de espécie diferente,  para isto existem aqueles elementos que são alimentos naturais de predadores específicos. Assim quando se age na natureza de  forma inconsequente, podemos estar eliminando certos predadores que darão origem a certas pragas de animais,  cujo predador específico foi eliminado. Assim  exemplo se eliminarmos todos os gatos com certeza haverá uma praga de ratos na  terra. 
Bem, mas a questão é que , se a agressividade é uma característica de todo o ser vivo, a violência não é, muito embora achemos que certas atitudes naturais sejam violentas. Violência, é de fato uma doença que decorre geralmente da agressividade reprimida, devido a vários fatores ambientais e culturais. Por exemplo, se num determinado espaço geográfico,  num determinado tempo há falta de alimentos, com certeza os animais ali viventes irão desenvolver atitudes violentas contra seus semelhantes. 
O ser humano, nós, passamos por uma época de carências, desde a básica falta de afeto até a mais cruel que é a falta de condições mínimas de sobrevivência e, principalmente  a falta de perspectiva de mudança, isto para a grande maioria da população, daí podemos constatar o violento mundo em que vivemos.
O engraçado é ver tantos cientistas, políticos e outros profissionais das chamada ciências humanas a se perguntarem a origem de tanta violência.
Será que não sabem mesmo ?  Ou fazem de conta não saber?

Nenhum comentário: