sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SER EU OU...

... EIS A QUESTÃO !

Este escrito, vai para a insistência,  da minha querida companheira  de jornada diária, Dra. Cidinha. Ela nasceu de uma discussão (discussão esta saudável ) entre nós. Entre a objetividade da advogada, e a busca pelo algo mais do psicólogo.
A grande verdade, é que pouco sabemos sobre nós mesmos, sobre o nosso inconsciente, o que não dizer então, do nosso conhecimento sobre terceiros. É muito comum alguém dizer:  "eu tenho muita psicologia, pesco rapidamente tudo o que o outro é", grande "merda", diria eu para que serve ? Além de não servir, absolutamente nada,  é uma terrível perda de tempo, pois gasta-se um tempo, ENERGIA DE VIDA, PARA TENTAR SABER SOBRE O OUTRO, enquanto sobre sí mesmo, pouco ou nada sabe, pois se soubesse, não faria tanta besteira que prejudicaria a própria vida. Não é mesmo?!!!
Penso, que a maioria quer saber sobre o outro para fugir de sí mesmo. 
Pense nos terríveis enganos que você comete contra sí mesmo. Nos amores bandidos que não conseguem dominar (apesar dos inúmeros conselhos dos "amigos"). Nas terríveis enrascadas que se mete de "livre" e expontânea vontade. E, vamos por aí vivendo uma vida errática, lamentando a própria sorte, achando que temos grande sabedoria pois sabemos tudo do outro. Pois é, vale a pena tudo isso?
É, o inconsciente, se não conseguirmos percebê-lo,  é muito mais cruel do que se pensa. É ele que nos faz passar pelo sinal vermelho da vida, com a certeza de que estávamos no verde, fazendo assim com que quebremos a cara na primeira trombada vital. 
O grande, Dr. Freud, levou uma vida para definir o inconsciente, que teimamos ignorar, fugindo como o diabo foge da cruz de um processo PSICOTERAPEUTICO, com a singela fala de que: não sou louco e eu  próprio resolvo os meus problemas. Terrível engano, que leva o indivíduo a ficar marcando passo na VIDA, quando não causando para sí mesmo uma grande tragédia, para se lamentar a vida toda.
VAI CONTINUAR IGNORANDO ESTA GRANDE VERDADE?!!!!!!        

Um comentário:

pminhoco disse...

Talvez...pelos exemplos colhidos durante a vida....podemos antecipar alguns acontecimentos...e alguns resultados....O conhecimento...pelo tempo de vida...ajuda nessas paradas....Teremos uma eleição próxima....e já sabemos de antemão...algumas artimanhas desse ou daquele candidato...Isso talvez...acontece dado as pessoas...previsiveis...e isso não entendo como piscologia...mas sim tempo de vida...